12 Formas de eliminar gordura abdominal

eliminar gordura abdominalA gordura abdominal, ou “barriga”, é comumente resultante de maus hábitos alimentares e físicos. Existem dois tipos:

a) Gordura abdominal subcutânea ou localizada: essa forma uma espécie de manta entre músculos e pele e não é a principal causa de riscos para a saúde. O desconforto é mais estético;

b) Gordura visceral: se encontra entre as vísceras, ou seja, intestinos e outros órgãos internos. Pode ser genética e de alto risco para o organismo. Deposita-se nas artérias, causando o estreitamento ou obstrução de vasos sanguíneos. Causa o aumento dos níveis de triglicérides, glicemia e gordura hepática, baixa os níveis de HDL. Pode desencadear o Diabetes, Infarto do Miocárdio e AVC.

Como eliminar gordura abdominal

Antes de sabermos como eliminar gordura abdominal é necessário queimar gordura abdominal:

1. Ponto de partida: exercícios aeróbicos para aumentar a oxigenação no sangue e queimar gordura abdominal. Comece com 30 minutos de caminhada, pelo menos 4 vezes por semana. Corpo tem “memória”, por isso reserve os mesmos horários e dias para os exercícios e em pouco tempo o organismo responderá aos novos e bons hábitos;

2. Alimente-se a cada 3 horas, particione em, no mínimo, 4 vezes sua refeição. Dessa forma seu sistema digestivo absorverá melhor os nutrientes e eliminará mais facilmente as toxinas;

3. Reduza ao máximo o consumo de doces e alimentos gordurosos;

4. Abolir o consumo do álcool, ele não retarda apenas os reflexos, mas todo o metabolismo;

5. Sempre que possível, fuja do estresse. Quando o organismo entra em estado de tensão é emitido um comando para o hormônio Cortisol, responsável pelas defesas do organismo, mas ele não diferencia ataques reais de emocionais. O Cortisol entende que há algo errado e diminui a queima de caloria reservando energia;

6. Consuma leite e derivados, ovos, peixes e carnes, esses alimentos contém tirosina, aminoácido responsável pela produção de dopamina, a substância do bem-estar;

7. Evite produtos industrializados, seus conservantes aumentam os níveis de toxinas no organismo, retardando o trabalho dos intestinos;

8. O sono é saúde, discipline seus horários, os rins trabalham melhor enquanto nosso corpo descansa;

9. Aumente a ingestão de líquido, principalmente de água. Os líquidos quebram partículas de gordura e auxiliam em todo o processo digestivo;

10. Aumente o consumo de fibras, elas são encontradas nas frutas, legumes, verduras e cereais. As fibras solúveis aumentam a sensação de saciedade. As fibras insolúveis auxiliam o trânsito intestinal, evitam a prisão de ventre e inchaços na barriga.

11. Consuma chá emagrecedor, o mais conhecido e fácil de encontrar é o chá verde. Dê preferência a erva e não aos saquinhos. Vale lembrar que esse tipo de chá não pode ser consumido em jejum.

12. Abuse dos sucos detox, os emagrecedores, de couve para combater os radicais livres, berinjela contra ansiedade, cenoura com limão para desintoxicar e auxiliar o intestino e limão com gengibre, combinação adstringente e anti-inflamatória.

Os resultados dos novos hábitos serão notados nas primeiras semanas, com pequenas variações, considerando a idade e a genética de cada um. Veja também o nosso artigo sobre como definir o abdômen

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