A Dieta da Sopa

a dieta da sopa

Todos os anos, com o aproximar do verão, começa uma corrida desenfreada às dietas para emagrecer e, atualmente, uma das dietas saudáveis às quais as pessoas mais recorrem é precisamente a dieta da sopa. As sopas para emagrecer, como veremos mais abaixo, acarretam uma série de vantagens, pelo que estão a ganhar popularidade.

O que é a dieta da sopa?

Como perder peso nem sempre funciona com dietas, digamos, mais convencionais, as pessoas procuram alternativas e outros tipos de dietas para emagrecer. Por isso, a dieta da sopa é uma ótima alternativa saudável. Contudo, vejamos com mais atenção em que é que esta dieta consiste.

A dieta da sopa consiste em integrar sopas para emagrecer saudáveis no seu plano alimentar. Existem planos mais extremos que se baseiam somente em sopa, mas um plano alimentar equilibrado deve incluir não só sopa, mas também outros alimentos saudáveis, como as frutas e bons carboidratos, de modo a colher todos os nutrientes que necessita.

Muitas sopas são pobres em calorias e ricas em vitaminas e proteínas, nomeadamente as sopas que contêm vegetais e proteínas magras, como a carne de galinha, por isso, são ótimas não só para a saúde, mas também para perder peso.

Como funciona a dieta da sopa?

Os princípios nos quais a dieta da sopa se baseia são muito simples. Quanto mais sopa comer, em detrimento de outros alimentos, como os alimentos ricos em gordura saturada ou os maus carboidratos, mais probabilidades terá de diminuir a sua cintura, perder níveis substanciais de gordura corporal e, por conseguinte, perder peso. Os seus benefícios são inclusive suportados por estudos científicos, devido à dieta da sopa permitir também:

  • Combater a diabetes
  • Diminuir o risco relacionado com doenças do coração
  • Ter uma dieta saudável

Estas são algumas das razões que levam as pessoas a optar por este tipo de dieta.

Indicações

A dieta da sopa é indicada para pessoas que têm dificuldades em obter resultados através de outros tipos de dieta e que, além disso, preferem enveredar por uma dieta saudável, em detrimento de uma dieta mais radical.

Tipos de dieta da sopa

Existem vários subtipos da dieta da sopa, como a dieta da sopa de couve, aos quais pode recorrer para implementar no seu plano dietético, contudo, a sua dieta não tem de ser rigorosa com os ingredientes. Habitualmente, neste tipo de dieta, recorre-se a ingredientes como:

  • Aipo
  • Alho
  • Cebolas
  • Cenoura
  • Curgete
  • Pimenta vermelha
  • Tomates
  • “Verdes” (como a couve)

Estes são os ingredientes mais comuns na dieta da sopa, os quais são ricos em nutrientes e pobres em calorias e gordura. Naturalmente, pode enriquecer as sopas com alguma forma de proteínas como o feijão, galinha ou peixe.

Algumas especiarias, como a pimenta-caiena, podem inclusive ajudar a queimar mais rapidamente a gordura.

Veja também o nosso artigo sobre como perder gordura abdominal rapidamente

Dicas para seguir a dieta da sopa

Quando estiver a seguir a dieta da sopa, é importante que varie as sopas e ingredientes que utiliza, de modos a que não fique saturado/a da mesma.

Embora esta dieta seja ótima para perder peso, existem algumas medidas adicionais que lhe podem ajudar a chegar ao peso ideal.

Beber água – A água permite conferir uma sensação de saciamento. Além de permitir hidratar o seu corpo, a água diminui o apetite.

Comer 5 vezes por dia – É importante calendarizar as suas refeições, de modos a que não falhe nenhuma refeição. Deste modo, deve usufruir de um pequeno-almoço, lanche, almoço, lanche e jantar. Deste modo, controla melhor as porções de comida e de sopa que consome, ao longo do dia.

Exercícios cardiovasculares – Com qualquer tipo de dieta, inclusive a da sopa, deve-se praticar exercício físico, neste caso exercícios cardiovasculares de baixa intensidade. As caminhadas são um ótimo exemplo para promover e otimizar a perda de peso e a sua saúde.

Embora seja uma dieta saudável, antes de enveredar pela dieta da sopa, deve falar com o seu médico ou nutricionista, especialmente se tiver algum problema de saúde, de modos a estabelecer um plano alimentar que se baseie neste tipo de dieta, mas que possa integrar simultâneamente outros alimentos saudáveis.

A Dieta da Sopa
5 (100%) 1 vote

Comentários

  1. Juliana 03/11/2015

Deixe um comentário