Como Acabar com as Estrias

como acabar com as estriasComo acabar com as estrias é uma questão recorrente para muitas mulheres, mas é uma questão que embora seja muito pertinente é também difícil de responder adequadamente, pois é complicado eliminar as estrias de forma definitiva. Contudo, mesmo assim, vamos mostrar as melhores formas que existem atualmente para combater as estrias e ter novamente uma pele bonita.

O  que são e como acabar com as estrias?

Se o termo ainda suscitar algumas dúvidas, as estrias são marcas (tipo linhas) na pele que podem surgir em diferentes zonas do corpo como: nos seios, braços, coxas, nádegas e abdômen.

Normalmente, resultam do excesso de estiramento que se verifica ao nível da derme e da epiderme, camadas da pele, devido ao excesso de peso, crescimento e desenvolvimento muscular. Quando os tecidos nucleares crescem, a pele subjacente é esticada em resultado das sua elasticidade natural, contudo, em excesso, acaba por despoletar as estrias.

As estrias, embora sejam mais comuns nas mulheres, derivadas da gravidez, também podem eclodir nos homens.

Tipos de estrias

No que concerne aos tipos de estrias, podemos dividir as mesmas em três, de acordo com a sua tonalidade e do grau em que se encontram, nomedamente cor de rosa, vermelho e cinza.

Assim sendo, as estrias cor de rosa são as estrias que encontramos quando ainda estão numa fase inicial. As estrias vermelhas são as que podemos verificar quando atingem um estágio médio, período em que ficam mais difíceis de tratar. Por sua vez, as estrias cinza, são as estrias quando atingem a sua última fase, as quais são vistas também como as estrias antigas.

Causas das estrias

Como veremos abaixo, as causas para a eclosão das estrias podem ser muitas e dependem de uma série de factores, como:

  • Certas condições médicas
  • Fisiculturismo e o crescimento muscular
  • Ganho de peso excessivo
  • Gravidez
  • Perda de peso célere
  • Rápido crescimento, como o verificado na adolescência
  • Uso de produtos com esteróides ou outros, como cremes de corticosteróides

Formas de prevenção

Infelizmente, não existe um método canónico de prevenir as estrias, mesmo que se recorra aos populares cremes e loções hidratantes, os quais podem ajudar a hidratar a pele e a tratar as estrias recentes, mas pouco fazem em relação à ação de estiramento que ocorre na pele, fruto do crescimento, que acaba por despoletar o surgimento das estrias.

A melhor forma de tentar prevenir as mesmas reside um método totalmente natural, que passa pela manutenção de um peso adequado, com uma dieta saudável, especialmente durante a gravidez, pois as oscilações abruptas de peso podem causar estrias também.

Tratamentos disponíveis

Muitas pessoas, após verificarem que têm sinais de estrias, tentam conhecer as melhores formas de como acabar com as estrias. Porém, no que concerne aos tratamentos disponíveis para estrias, embora possam desvanecer substancialmente estas marcas, é importante ter em linha de conta que não eliminam por completo as mesmas.

Cirurgia estética – É um método intrusivo, mas provavelmente dos mais eficazes de como acabar com as estrias. Naturalmente, qualquer procedimento cirúrgico deste deverá ser efectuado por um cirurgião plástico experiente.

Cremes específicos – Os cremes que contenham tretinoína podem ajudar, todavia, só são úteis na fase inicial das estrias, isto é, quando ainda têm uma tonalidade cor de rosa ou a transitar para vermelhas. O creme baba de caracol é também uma excelente alternativa para combater as estrias devido as suas propriedades regeneradoras.

Microdermoabrasão – Esta terapia é uma solução para as estrias mais antigas e tem uma ação que resulta na promoção de pele nova e mais elástica.

Tratamento a Laser – Este tipo de tratamento pode ajudar a promover o crescimento da produção de colágeno, elastina e melanina, de forma a desvanecer as estrias.

Mesmo assim, a melhor forma de como acabar com as estrias é mesmo a prevenção e, como referimos acima, com a manutenção de uma dieta equilibrada e saudável, de modos a evitar grandes oscilações de peso, que possam ter repercussões na sua pele.

Deste modo, como acabar com as estrias é uma questão que envolve um plano abrangente quer de prevenção, quer de tratamento. Os tratamentos disponíveis supracitados poderão, no entanto, ajudar-lhe a combater as suas marcas, especialmente se as atacar numa fase inicial.

Imagem de marin em FreeDigitalPhotos.net

Como Acabar com as Estrias
5 (100%) 1 vote

Comentários

  1. Lucy 03/05/2015

Deixe um comentário