Como Definir o Abdômen : 5 Dicas Essenciais

como definir o abdomenComo definir o abdômen é uma questão colocada recorrentemente e um dos sonhos mais comuns das pessoas que entram em academias é justamente ter um corpo mais forte e bonito, seja pelos tão falados “projeto verão” ou simplesmente trincar e mostrar a barriguinha sarada. No entanto, diferente de muito do que se lê e ouve por aí a fora, não existe forma milagrosa ou extremamente rápida de conseguir tal resultado, pois existem um número grande de variáveis que influenciam nos resultados, desde fatores biológicos até a escolha de exercícios e dietas adequadas.

Vejamos então algumas dicas de como definir o abdômen, mas antes desmitifiquemos algumas ideias errôneas cometidas por muitos.

Desmitificando erros comuns

1. Número alto de abdominais todos os dias- O exercício de abdominais faz parte do treino e processo que pode levar à definição, no entanto, os abdominais por si só não são capazes de definir o abdômen sozinho. Esse tipo de exercício irá trabalhar a região, trazendo fortalecimento e fazendo a hipertrofia, mas para fazer aparecer a definição é preciso eliminar a capa de gordura que cobre seu abdômen.

Além disso, o abdômen é repleto de músculos como vários outros, fazer exercícios diários, sem descanso e controle irá prejudica-los e a sua saúde, necessário ter um controle e fazer os exercícios de forma correta.

2. Emagrecer apenas no abdômen- Para perder a barriga e apenas ela não é possível, isso por não existir uma forma de eliminar gordura de forma localizada em treinos. O que é possível de fazer é realizar exercícios localizados, mas a queima de gordura ocorre de forma geral.

Ditos dois dos erros mais comuns, deu para perceber qual o ponto em comum entre os dois certo? A gordura, isso mesmo, o que mais impede o aparecimento dos “gominhos” ou “tanquinho” é de fato a capa de gordura que existe sobre os músculos abdominais, é preciso diminuir essa capa de gordura para que essa musculatura fique à mostra. Veja agora algumas dicas essenciais para quem procura saber como definir o abdômen.

Veja também o artigo sobre como perder gordura abdominal rapidamente 

Dicas essenciais de como definir o abdômen

1– Alimentação correta e hidratação

Pode parecer um clichê, mas essa é uma verdade absoluta no que diz respeito à perda de peso e eliminação de gordura corporal. Sem uma alimentação balanceada e adequada, muitos resultados dos treinos e exercícios irão demorar mais ou nem irão aparecer. O mais indicado pelos instrutores é:
–Fazer pequenas refeições a cada 4 horas;
–Evitar lanches gordurosos;
–Inserir e dar preferência a cereais (integrais), frutas e legumes na alimentação e utilizar carnes magras como fonte de proteína, como frango e peixe;
–Beber uma quantidade certa de água todos os dias, de 1,5 L à 2L;

Veja o artigo 10 Alimentos Que Ajudam a Queimar Gordura Abdominal 

2– Exercícios intensos e concentrados

Os exercícios precisam ser intensos e concentrados, com repetições e cargas moderadas. A intensidade das cargas deve ser aumentada gradualmente, o número de repetições não precisa necessariamente ser aumentado.
Os treinos devem englobar a parede abdominal completamente, peça a seu instrutor guiar esses treinos específicos pelo menos duas vezes na semana.

É sugerido fazer esses treinos concentrados e intensos de duas a três vezes na semana, isso é o suficiente para a definição. Fazer treinos pesados com mais frequência pode causar lesões.

3– Utilização de termogenicos

Os termogenicos ajudam a “queimar” a gordura, ajudando a eliminar a capa de gordura que cobre a musculatura abdominal, no entanto é preciso saber o momento certo para inserir a utilização destes produtos. Não é aconselhado o uso de termogenico logo no começo da pratica de treino para a perda da gordura, é preciso avaliar junto a um profissional o memento exato para o início da utilização.

4– Descanso mínimo de 48h após cada treino

Após cada treino abdominal concentrado é importante que se faça um descanso de no mínimo 48 horas. Isso não significa que não deve treinar e fazer outros exercícios neste período. Mas evite fazer treinos concentrados com período de tempo menor a este.

5– Entenda seu tipo de corpo

Cada pessoa tem um biótipo diferente geralmente dividida em 3, sendo eles: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. Cada um deles tem suas peculiaridades que devem ser levados em conta no treinamento. Algumas pessoas precisam treinar mais para conseguir o resultado desejado, no entanto irão ter mais trabalho para manter o resultado, já outros tem mais dificuldade e precisam pegar mais pesado para conseguir o corpo desejado, mas manter acaba sendo mais fácil. Após um período de treino seu instrutor será capaz de identificar seu biótipo e fornecer o treino adequado.

 

Para conseguir bons resultados e finalmente conseguir dar resposta a pergunta de como definir o abdômen é preciso ser disciplinado e ter uma rotina certa para com sua alimentação e exercícios. Além disso é sempre recomendado manter um instrutor de confiança a par de seus objetivos e treinos para auxilia-lo da maneira correta quanto a sua alimentação e rotina de treinos. Assim com certeza conseguirá o seu tão desejado abdômen definido.

Como Definir o Abdômen : 5 Dicas Essenciais
5 (100%) 2 votes

Deixe um comentário