Tudo o que precisas de saber sobre a Mesoterapia

mesoterapiaA mesoterapia tem produzido excelentes resultados nas diversas áreas em que pode ser aplicada, mas especialmente em termos de perda de peso e índices de gordura corporal. Embora a lipoaspiração ainda seja o método (não natural) mais eficaz e rápido para perder gordura, a mesoterapia é menos dispendiosa e, em comparação, é também menos invasiva.

Caso ainda não esteja familiarizado com o tema, neste artigo, vamos mostrar tudo o que o precisa de saber sobre este procedimento.

Mas, o que é a mesoterapia?

Trata-se de um procedimento cosmético não-cirúrgico, muito utilizado na Europa, para tratar lesões e condições médicas. A mesoterapia consiste na administração de microinjeções com medicamentos convencionais ou homeopáticos, cujos ingredientes podem variar, mas que englobam normalmente extractos de plantas, vitaminas, minerais, na camada média da pele.

Indicações

Esta solução cosmética é indicada e mais utilizada para combater determinados problemas no corpo, como é o caso do excesso de peso e gordura, bem como a celulite.

No entanto, também pode ser aplicada no tratamento de outras condições médicas, como: a bursite, entorses de tornozelo, fibromialgia, herpes, queda de cabelo, síndrome do túnel do carpo, paralisia de Bell, entre outros aspectos.

Além disso, quando aplicado no âmbito da beleza e bem-estar, este procedimento ajuda ainda a tonificar o corpo e a rejuvenescer a face e o pescoço.

Vantagens da mesoterapia

Este procedimento apresenta algumas vantagens, quando comparado com outros métodos , nomeadamente:

  • É um procedimento indolor
  • Não causa cicatrizes
  • Não necessita de quaisquer sedativos

Além disso, após o procedimento, pode sair da clínica sem problemas, por isso, não tem de ficar em recobro na clínica, ao contrário do que sucede com procedimentos intrusos, como os cirúrgicos.

Tipos de mesoterapia

Vejamos abaixo os tipos de mesoterapia, de acordo com as finalidades deste procedimento. Assim, existem essencialmente dois tipos, nomeadamente a corporal e a facial.

Mesoterapia corporal  – Neste âmbito, este procedimento pode  ser utilizado para combater a celulite, reduzir a gordura e reafirmar a pele. Normalmente, o tratamento foca áreas propensas à eclosão de gordura e de celulite. Os medicamentos homeopáticos são introduzidos via injeção, para reestruturar o colágeno nas fibras de tecido conectivo.

Mesoterapia facial  – No âmbito da face, este é um ótimo tratamento para manter a pele não só hidratada, como também jovem e firme, daí a sua ação de rejuvenescimento. Assim, recorre-se a uma agulha fina, através da qual se injecta produtos que contêm ingredientes como o ácido hialurónico, vitaminas, entre outros.

Naturalmente, de acordo com a finalidade, a fórmula de cada microinjeção é distinta e definida previamente pelo médico que fará a intervenção.

Além disso, em termos de duração, as sessões podem variar substancialmente, dependo do tipo de intervenção. No entanto, normalmente 15 minutos é suficiente para completar a sessão adequadamente. Quanto ao número total de sessões, depende também das áreas problemáticas a tratar. Por mês, contudo, geralmente são feitas 3 sessões de mesoterapia.

Veja também o nosso artigo sobre como perder gordura abdominal rapidamente

A mesoterapia funciona mesmo?

Este é um tema que tem gerado muitas dúvidas e discussões. Na realidade, existem diversos estudos publicados sobre ensaios clínicos e tratamentos, bem como sobre os efeitos destes medicamentos e os inúmeros ingredientes às quais as injeções podem recorrer.

Todavia, em algumas situações, o certo é que não existem provas concretas que fundamentem a sua ação. No caso concreto da perda de gordura, por exemplo, não existem estudos fidedignos sobre se a mesoterapia realmente almeja as células da gordura (adipose).

Pelo contrário, muitas pessoas que já recorreram a este procedimento falam dos seus benefícios e que o mesmo realmente funciona.

Embora não seja um método a descurar, deve informar-se adequadamente e ter alguns cuidados se optar por recorrer à mesoterapia, garantindo que  efetua quaisquer potenciais tratamentos com clínicas e médicos devidamente certificados para o efeito.

 

Tudo o que precisas de saber sobre a Mesoterapia
3.5 (70%) 2 votes

Deixe um comentário